10 Passos para Iniciar o Plantio de Eucalipto.



1. ESCOLHA O LOCAL PARA O PLANTIO.

  Ponto principal no inicio de qualquer atividade, o local é um assunto complexo de se pensar. Contudo, quando se fala em reflorestamento, em especial eucalipto, não há muito o que se analisar. A vantagem desse tipo de plantio, é que o local não influência muito a atividade, ou seja, sendo a propriedade inclinada demais, com altos e baixos, isso não diferencia. O Eucalipto se adapta a qualquer situação.

2. LIMPE TODA A ÁREA.

  Para que não haja problemas no inicio do plantio de eucalipto e no seu crescimento, costuma-se adequar a área e deixá-la limpa. O sucesso pode ser garantido ai, logo no inicio, erradicando algumas pragas do solo.

3. PLANEJE OS CAMINHOS/CARREADORES.

  Esse vai ser os gargalos de sua floresta. Planejar os carreadores no inicio é muito importante, pois, principalmente para o cuido, poda e posteriormente para a sua retirada, esses serão os canais de ligação para com a entrada principal da fazenda.

4. O ESPAÇAMENTO É MUITO IMPORTANTE.

  O espaçamento vai variar de acordo com seu foco. Em tese, tende-se plantar o eucalipto para a Laminação e Faqueação em uma distância de 3 x 3, uma vez que assim eles tendem a se desenvolver melhores. Em caso de outras atividades como carvão, a lenha, costuma-se plantar com 3 x 2, já que esse tipo de plantio não necessita de tanto desenvolvimento em diâmetro.

5. ADUBE DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO TERRENO.

  Nunca pense em adubar a terra achando que isso pode melhorar o desenvolvimento do plantio. Faça uma analise da terra, verifique quais nutrientes ela necessite e aloque de acordo com isso, com o parecer de um técnico.

6. ESCOLHA AS MUDAS QUE SE ADAPTAM MELHOR A SUA REGIÃO.

  Hoje, é fato que muitas propriedades já têm eucaliptos plantados e algumas podem e devem ser usadas de modelo. Busque informações de mudas que se adaptam melhor ao clima de sua região, ao solo, e se possível, adquira mudas que já foram plantadas e deram certo. Isso é fundamental.

7. CUIDE DO TRANSPORTE DAS MUDAS.

  Após adquirir as mudas, tenha sempre o cuidado para transportá-las. Certifique-se de que o viveiro pela qual você esta comprando, tem condições de lhe entregar com o manuseio correto, sem que as mudas possam vir a estragarem.

8. MANTENHA AS MUDAS EM LOCAIS ADEQUADOS.

  Na maioria dos casos, esse é um problema para o plantio de eucalipto. Em condições adversas do tempo, o ideal é manter a mudas em estufas os “mini-viveiros”. Neste caso, busque parceiros que já possuam estes ou procurem o transporte das mudas em períodos certos para o plantio. O planejamento é essencial.

9. PLANTE SEMPRE EM PERÍODOS CHUVOSOS.

  Evidentemente depois de varias analises, pôde-se chegar à conclusão de que o eucalipto se desenvolve melhor quando este for plantado em períodos chuvosos, em especial na chuva. A raiz da muda tende a se desenvolver mais rapidamente o que diminui suas percas por morte.

10. FAÇA A MANUTENÇÃO DA FLORESTA DE ACORDO COM SUA FINALIDADE.

  Se a sua intenção é o plantio para lenha, esse tópico não se adapta a você. Para aqueles que tendem a usar a madeira para Laminas Faqueadas e Torneadas, há alguns cuidados e isso gera um pouco mais de gasto a serem efetuados. Primeiramente, é necessário fazer as podas dos galhos periodicamente para o não surgimento de nós. Isso pode desclassificar e muito o produto posteriormente. Com aproximadamente 4 anos, o ideal é que 20% das arvores sejam raleadas para o que as que permanecerem possam se desenvolver melhor. Mesma coisa com 6 anos. Com isso, as que permanecem, vão ganhando em termos de diâmetro e geram maior volume na venda final.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário